banner-cns

O segmento espírita ligado à CEPA no Brasil já está fazendo história com sua participação no Conselho Nacional de Saúde. Desde agosto de 2006, quando presidida pelo brasileiro Milton Medran Moreira, e a partir de esforços desenvolvidos pelo então 2º vice-presidente da entidade, o médico sanitarista Ademar Arthur Chioro dos Reis, a CEPA conquistou uma cadeira junto ao órgão, mediante processo eleitoral juntamente com outras entidades sociais e religiosas que buscavam assento no CNS. Inicialmente, a representação era da própria Confederação Espírita Pan-Americana. Posteriormente, com a criação e regularização jurídica da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPABrasil, esta assumiu a representatividade.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), vinculado ao Ministério da Saúde, em Brasília, é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS – de caráter permanente e deliberativo, e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde no Brasil. A Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA no Brasil – CEPABrasil -, além da representação de Sandra Regis (São Bernardo do Campo/SP), como conselheira titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), desde agosto de 2013 passou também a contar com a presença de seu vice-presidente, Néventon Vargas, que também foi fundador e primeiro presidente da ASSEPE, ocupando uma suplência na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos daquele órgão.

Já foram titulares da CEPA/CEPABrasil no CNS nossos companheiros Luis Antônio de Sá(Anápolis/GO), Néventon Vargas (João Pessoa, PB) e, atualmente, Sandra Regis (São Bernardo do Campo/SP.). Com a conquista desse espaço, um importante segmento espírita brasileiro passou a ter efetiva influência nas políticas públicas relativas à saúde no Brasil.

Em 27 de novembro de 2012 aconteceram as últimas eleições para a escolha das entidades que compõem o CNS pelo período de 3 anos, cujo início do mandato se deu em janeiro de 2013, indo até dezembro de 2015.

A CEPABrasil apresentou documentação e foi devidamente habilitada para concorrer, sendo reconduzida à vaga de titular.

Veja no link o quadro final das entidades titulares eleitas, divulgada na página do CNS:

http://www.conselho.saude.gov.br/webeleicao/docs/28_nov_lista_entidade_eleitas_final.pdf

A CEPA Brasil, em acordo com as demais entidades religiosas, manteve a estrutura anterior, assumindo a titularidade e agregando a Pastoral da Saúde Nacional na 1ª suplência e a Pastoral da Pessoa Idosa na 2ª suplência. Composição essa que deu certo no triênio anterior, uma vez que houve perfeita harmonia no rodízio para que as três entidades pudessem participar das reuniões ordinárias e outros eventos vinculados ao CNS. Esta harmonia foi amplamente elogiada pelas entidades representativas dos usuários e o modelo foi copiado por muitas delas para este novo mandato.

Não poderia ser diferente, uma vez que a CEPA prega a alteridade e vem mantendo essa postura no relacionamento com os representantes das Pastorais e da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que ficou com a outra vaga deste subsegmento.

A posse dos novos conselheiros aconteceu no dia 13/12/2012. Na época a entidade manteve a coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM) e a participação de Néventon Vargas na Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde (CICIS) . Posteriormente, com a nova recomposição das comissões, o representante na CICIS deixou esta comissão e passou compor a suplência da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH).

Back to top